10 dicas de como fazer a barba sem sofrimento

10 dicas de como fazer a barba sem sofrimento

 

shaving-cream-as-a-surfactant

 

Pare de sofrer ao se barbear

Você já está resignado a se olhar no espelho, passar espuma e lançar mão da lâmina. Mesmo sentindo coceira ou ardor, aguenta heroicamente porque precisa ir trabalhar de cara limpa? “Dá para prevenir irritações e ajudar quem está com a pele sensível tomando alguns cuidados diários”, explica a dermatologista Juliana Cahali. Veja como conseguir um rosto liso, sem pelos encravados — e sem dor.

 

Confira as dicas:

1º LAVE O ROSTO

“O ideal é se barbear depois do banho, quando o rosto foi lavado com água quente”. Os poros se dilatam e os pelos ficam mais soltos.

 

2º LUBRIFIQUE A ÁREA

Quanto mais sensível a pele, mais necessário o uso de um óleo para minimizar o atrito com a lâmina. “Algumas espumas têm esse produto, mas é interessante passá-lo antes”.

 

3º ESCOLHA UM PRODUTO ADEQUADO

Gel, creme ou espuma, o produto precisa ser para barbear. “Se o rosto é oleoso, prefira o gel. Se for seco, cremes vão muito bem”. Se não tiver nada à mão, é preferível usar condicionador para cabelo a sabonete ou sabão. Lâmina a seco na pele, jamais.

 

4º TROQUE DE MÉTODO

As lâminas resultam em um barbeado mais rente, ideal para barbas que crescem rápido. Mas, se irritarem o rosto, vale substituí-las pelo aparelho elétrico. Antes, passe um pouco de talco no rosto.

 

5º DOSE AS LÂMINAS

Quem tem irritação intensa ou acne deve ficar longe de aparelhos com várias lâminas. Eles equivalem a passar mais vezes uma lâmina só.

Leia também:
– Depilação Masculina
Raspar o suvaco é coisa de viado?
 Dicas de Depilação Masculina: Conheça as vantagens e desvantagens
 
6º USE LÂMINAS NOVAS

A partir da sexta vez, as lâminas se desgastam, vão perdendo o corte e é preciso passá-las mais vezes na pele, o que provoca irritação.

 

7º RESPEITE O SENTIDO DO PELO

Nada de escanhoar a pele de primeira. Se houver necessidade, tome muito cuidado. “Puxe a região para cima e passe a lâmina”.

 

8º FAÇA MOVIMENTOS CURTOS E RÁPIDOS

Quando se passa a lâmina mais longamente, por cima do lubrificante e do creme, a mão corre o risco de escorregar e provocar cortes.

 

9º UTILIZE PÓS-BARBA

Água gelada e um pós-barba, de preferência sem álcool, ajudam a acalmar. Se o rosto estiver irritado, produtos com um pouco de antibiótico podem ser receitados por um dermatologista.

 

10º DESCANSE

Dê ao menos um dia de folga ao seu rosto.

 

CLASSIFIQUE ESSE POST: O que achou?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *